domingo, 15 de março de 2009

A Coréia do Norte advertiu que responderá a qualquer tentativa de interceptação do satélite que pretende lançar, e que isso poderá desencadear uma guerra. "Faremos represálias ante qualquer ação para interceptar nosso satélite com fins pacíficos, atacando com os mais poderosos meios militares", advertiu um porta-voz do Estado-Maior do Exército Popular da Coréia.
"Disparar contra nosso satélite com fins pacíficos significará uma guerra", acrescentou o porta-voz, em declarações publicadas pela agência KCNA.
O objetivo das represálias, segundo o porta-voz, não serão "somente os que estiverem envolvidos no ataque, mas as potências agressoras dos Estados Unidos e Japão, assim como sua marionete, a Coréia do Sul, que arma um complô para interceptá-lo". Notícia completa em : http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI3621206-EI8143,00-Interceptacao+de+satelite+gerara+guerra+diz+nortecoreano.html

Venho há dias acompanhando as notícias com relação ao lançamento de um foguete norte-coreano para o mês de abril deste ano.
Venho acompanhando também ameaças por parte do Japão, da Coréia do Sul e dos EUA de derrubar tal foguete sob a alegação de rompimento da Resolução 1728 do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
O ponto da questão aqui é: Por que a Coréia do Norte não tem direito de lançar seu satélite de comunicações ou seja do que for?
Ah, diriam alguns, é porque eles podem estar lançando um teste de um míssil balístico de longo alcance!
Ok. Essas pessoas, que pensam, ou pensam que pensam como os Governos do Japão e Coréia do Sul, que pra mim é claramente uma marionete do governo norte americano, estão com razão em seus temores.
Mas e daí? Os americanos, cansaram de fazer testes nucleares em várias partes do mundo. Lançaram seus satélites espiões, suas naves, etc, etc, etc.
Por que motivo legal a Coréia do Norte não pode fazer o mesmo?
Eles sequer pediram provas de que realmente seja um satélite o objeto que a Coréia pretende lançar ao espaço. Simplesmente lançaram ameaças de derrubá-lo em pleno ar.
Seria isso justo? Devemos apoiar tal comportamento por parte do Japão e da ONU?
Quem será a próxima vítima dessas sanções?
E se amanhã formos nós?
Deixaremos que eles nos obriguem a abandonar projetos de inovação tecnológica a seu bel prazer, nos mantendo atrasados e dependentes de tecnologia do primeiro mundo?
Vejam, eu não simpatizo muito com a Coréia do Norte. Acho até que há a possibilidade de eles realmente estarem testando um míssil balístico pra ferrar com os EUA e seus aliados futuramente. Entretanto, não concordo com a maneira como as coisas estão sendo conduzidas.
Ameaças geram ameaças. Principalmente quando são feitas à Coreia do Norte, pois o seu presidente, cujo nome me fugiu à lembrança no momento (google-it!), não é muito de abaixar a cabeça pra ninguém e já afirmou que qualquer tentativa de derrubar seu "satélite" sofrerá sérias reataliações.
Espero que eles, saibam o que estão fazendo, apesar de eu ter certeza que não sabem, e não acabem estourando com uma nova guerra no Oriente, porque dessa vez eu acho que a coisa vai ficar muito, mas muito feia pro lado deles.
Espero que só fique feia pro lado deles mesmo . . .

Nenhum comentário:

Postar um comentário