quinta-feira, 19 de março de 2009

Coréia do Norte


Novos Movimentos no Intrincado Tabuleiro de Xadrez


Como foi postado no dia 15 último, o Japão vem se mobilizando, juntamente com a Coréia do Sul, no intuito de impedir o lançamento de um foguete norte-coreano que deverá colocar um satélite em órbita entre os dias 4 e 8 de abril próximo, segundo o governo daquele país. Tal medida se dá, tendo em vista as suposições dos governos japonese e sul-coreano, também apoiados pelos norte-americanos de que tal lançamento na verdade ocultaria um suposto teste com um míssil balístico capaz de alcançar o Alasca, o foguete militar Taepodong-2. Para tanto, o Japão pretende, a despeito das ameaças do seu vizinho-rival, posicionar navios militares, bem como lançadores de mísseis terra-ar nas proximidades do Mar do Japão, de onde pretendem derrubar o famigerado foguete caso este venha a cair sobre seu país. A Coréia do Sul teme que tal lançamento, segundo a matéria publicada no site O Globo, seja uma espécie de cortina de fumaça que desviaria a atenção de um suposto ataque em pequenas proporções em suas fronteiras.

De tudo o posto acima ficam as seguintes conclusões:
É claro que uma falha no foguete norte-coreano, poderia fazê-lo cair sobre o Japão causando enormes prejuízos financeiros, bem como tomando vidas humanas.
Também haveria a possibilidade de que Pyongyang usasse realmente tal estratagema para ocultar o lançamento de um ataque ao seu antigo inimigo do Sul.

Entretanto, conspirações a parte, há a possibilidade de que tudo o que a Coréia do Norte esteja tentando seja realmente colocar um satélite em órbita e que nossos amigos japoneses, sul-coreanos e americanos estejam fazendo a boa e velha "tempestade em copo d'água". Talvez nos mesmos moldes da infrutífera caçada às armas de destruição em massa realizada no Iraque há alguns anos.

A impressão que fica disso tudo é a de que está acontecendo um intrincado jogo de gato e rato entre os países envolvidos, que pode terminar em nada ou desencadear mais uma cara, sangrenta e longa batalha onde normalmente os mais humildes são vitimados enquanto gordos banqueiros enchem seus bolsos de muito dinheiro manchando do sangue de inocentes.

Talvez eu esteja sendo inocente. Talvez a Coréia do Norte esteja numa corrida em busca de supremacia militar e até disposta a iniciar uma guerra nuclear. Mas será mesmo que eles querem pagar o alto preço por desafiar os governos do mundo ocidental? E se tiverem tal disposição, teria ela poderio militar para enfrentar em pé de igualdade seus inimigos? E se tiver, não seria lógico então que os japoneses, sul-coreanos e americanos, bem como outras nações do ocidente abrissem as pernas só um pouquinho pra ela e a deixassem lançar logo esse satélite/missil, tendo em vista que, se não me engano as agências de inteligência americanas já terem informado que aquele país não possui material nuclear suficiente para a construção de uma arma?

Ah, claro! Já ia me esquecendo como a inteligencia americana não é lá muito inteligente. Exemplo disso é o fato de não terem conseguido encontrar armas de destruição em massa no Oriente Médio e muito menos evitar o desastre de 9/11.

Hum. . . Dizem as más linguas que o governo americano inventou a existência daquelas armas. Dizem também que o próprio governo arquitetou o 9/11. Neste caso, voltemos ao oitavo parágrafo.

Finalmente, fica aqui minha opinião: A Coréia do Norte pode até ser uma ameaça à paz mundial, mas como a vovó sempre dizia que cão que ladra não morde, eu sigo andando agarrado à cerca temendo mais a ameaça americana, que vem mordendo bem mais que ladrando desde a segunda metade do Século XX.

Enquanto isso, fico no aguardo de ver quem dá o xeque-mate primeiro, o que será complicado, uma vez que há outras peças neste tabuleiro de xadrez chamado Planeta Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário