
(Renato Russo)

Quem neste mundo, com acesso à internet, nunca recebeu esse tipo de mensagem irritante e sem propósito?
Duvida? 
Sabe aquela mensagem da menininha sumida? Ou aquela da mamãe com o filhinho doente que precisa de oração pra se curar? Pois é, são SPAMs. Uma vez que são enviadas a uma grande quantidade de usuários e ainda solicitam o encaminhamento das mesmas para um maior número possível de contatos seus, que farão, por “compaixão” ou “senso de humanidade” , a mesma coisa, difundindo tais mensagens, na massiva maioria das vezes, inúteis pela Rede.
Mensagens sobre Lendas Urbanas, Fotos engraçadas, orações, apresentações diversas, piadas engraçadíssimas, textos de auto-ajuda, vídeos, entre outras, são os mais comuns tipos de SPAMs que além de encherem o saco, podem conter vírus, mesmo quando se tratam de anexos aparentemente inocentes como uma apresentação.
Isso mesmo. Uma apresentação como as feitas em Power Point® pode conter vírus de macro gravados dentro dos mesmos que se te pegarem desprevenidos, podem causar diversos danos em seus dados e programas instalados.
ão fique sabendo que os malefícios causados por este tipo de mensagem não se limitam a encher os sacrossantos saquinhos dos internautas. Tais SPAMs além de serem chatos e inoportunos, aumentam o tráfego na internet consideravelmente, tornando-a mais lenta, ocupando tráfego para mensagens mais necessárias e/ou urgentes. Além disso, a energia demandada com o envio de SPAMs no mundo contribui para o aumento da poluição, poluindo o equivalente ao que polui 3,1 milhões de veículos, segundo o site Diário do Grande ABC. Isso mesmo caro leitor! Se você é daquelas pessoas preocupadas com o meio ambiente, em plena era da TI verde, está na hora de repensar suas ações em frente ao PC e refletir bastante antes de encaminhar para todos os seus contatos aquela piadinha ou oração que você recebeu por email.