sexta-feira, 17 de abril de 2009

SPAM


Aumente o tamanho de seu pênis, conquiste usando feromônios, aprenda inglês, compre, alugue, busque, conheça, etc, etc, etc.

Quem neste mundo, com acesso à internet, nunca recebeu esse tipo de mensagem irritante e sem propósito?
A estes, bem como outros tipos de mensagens enviadas em massa para usuários de contas de e-mails do mundo todo é dado o nome de
SPAMs.
Tais mensagens se tornaram uma praga na internet praticamente desde seus primórdios, enchendo nossas caixas de e-mails com mensagens inoportunas, desnecessárias e, muitas vezes, contendo arquivos maliciosos como vírus ou spywares.
Se você acha que para evitar SPAMs basta ativar seu bloqueador na caixa de mensagens, está muito enganado. Fique sabendo que, muitos internautas, inclusive possivelmente você, caro leitor, são “Spamers” (pessoas que enviam SPAMs).


Duvida?
Sabe aquela mensagem da menininha sumida? Ou aquela da mamãe com o filhinho doente que precisa de oração pra se curar? Pois é, são SPAMs. Uma vez que são enviadas a uma grande quantidade de usuários e ainda solicitam o encaminhamento das mesmas para um maior número possível de contatos seus, que farão, por “compaixão” ou “senso de humanidade” , a mesma coisa, difundindo tais mensagens, na massiva maioria das vezes, inúteis pela Rede.

Mensagens sobre Lendas Urbanas, Fotos engraçadas, orações, apresentações diversas, piadas engraçadíssimas, textos de auto-ajuda, vídeos, entre outras, são os mais comuns tipos de SPAMs que além de encherem o saco, podem conter vírus, mesmo quando se tratam de anexos aparentemente inocentes como uma apresentação.
Isso mesmo. Uma apresentação como as feitas em Power Point® pode conter vírus de macro gravados dentro dos mesmos que se te pegarem desprevenidos, podem causar diversos danos em seus dados e programas instalados.


O quê? Você usa um ótimo antivírus, mantém seu firewall ativado e fica esperto com os anexos e, ainda por cima, se amarra em receber e encaminhar aquelas lindas, engraçadas, tocantes mensagens que recebe logo pela manhã quando chega ao escritório?
Ent
ão fique sabendo que os malefícios causados por este tipo de mensagem não se limitam a encher os sacrossantos saquinhos dos internautas. Tais SPAMs além de serem chatos e inoportunos, aumentam o tráfego na internet consideravelmente, tornando-a mais lenta, ocupando tráfego para mensagens mais necessárias e/ou urgentes. Além disso, a energia demandada com o envio de SPAMs no mundo contribui para o aumento da poluição, poluindo o equivalente ao que polui 3,1 milhões de veículos, segundo o site Diário do Grande ABC. Isso mesmo caro leitor! Se você é daquelas pessoas preocupadas com o meio ambiente, em plena era da TI verde, está na hora de repensar suas ações em frente ao PC e refletir bastante antes de encaminhar para todos os seus contatos aquela piadinha ou oração que você recebeu por email.


O mais engraçado disso tudo é que eu, por exemplo, recebo minha parcela dos milhões de emails enviados todos os dias pela internet e, claro, em sua grande maioria, tais e-mails são SPAMs, sendo que muitos dos destinatários são contatos meus re-encaminhando mensagens “engraçadas” ou “interessantes” que receberam e acharam muito “importante” divulgar para seus amigos, sendo que em sua quase totalidade esses contatos, muitos deles amigos pessoais, não dizem sequer um “bom dia” ou perguntam como estou.
Um desses contatos chega ao ponto de me enviar todos os dias uma média de 20 a 30 e-mails sobre os mais diversos assuntos, desde piadas, passando por orações, até encaminhamentos de correntes que “não podem ser quebradas” com o risco de te acontecerem as piores desgraças na vida.
Ops, Vou ter que ficar por aqui. Minha caixa de entrada não pára de piscar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário